Confira as novidades que irão apimentar o Calendário MotoGP 2023.

Novas mudanças no calendário vão proporcionar mais emoção aos fãs da modalidade.

9/4/20232 min read

MotoGP - Foto: Divulgação.

Em 2023 acontecerá algumas mudanças fundamentais no calendário do MotoGP com a introdução da Sprint Race de sábado. Juntando-se às fileiras do WSBK e da F1, o MotoGP introduziu a Sprint Race para revigorar o interesse no desporto após uma queda nos números de audiência, mas também para oferecer melhor valor aos fãs, oferecendo dois dias de ação em ritmo acelerado. Combinada com uma extensão da temporada, agora disputada em 9 meses e vinte e uma rodadas, a introdução das corridas de velocidade certamente fará com que o campeão de 2023 trabalhe duro pelo título.

As corridas de velocidade serão disputadas em metade da respectiva distância da corrida e os pontos serão atribuídos apenas aos nove primeiros pilotos, sendo 12 pontos por vitória, 9 para o segundo e 7 para o terceiro. Os restantes lugares serão atribuídos 6,5,4,3,2 e 1 ponto respetivamente. Com os pontos para a corrida de domingo inalterados, isso dá um total de 777 pontos em oferta ao longo da temporada.

O que há de novo para a temporada de MotoGP de 2023?

O MotoGP passa por uma de suas maiores reformulações para a temporada de 2023 com a introdução de corridas de velocidade no estilo WSBK. Realizadas às 13h00 (hora local) do sábado do fim de semana da corrida, as corridas de velocidade terão aproximadamente meia distância e seguirão as mesmas regras definidas para a corrida completa.

As posições no grid para a corrida de velocidade (e corrida completa) serão decididas por sessões de qualificação que permanecerão inalteradas. Serão atribuídos pontos às nove primeiras posições – 12 para o 1º, 9 para o 2º, 7 para o 3º e assim sucessivamente até 1 ponto para o 9º colocado.

Para permitir as corridas de velocidade, as sessões de treinos livres também foram revisadas. Embora as sessões de sexta-feira permaneçam inalteradas, o treino livre 3 de sábado será agora uma sessão de 30 minutos (semelhante à sessão FP4 da temporada passada).

No dia da corrida, a ordem das corridas será alterada e todos os eventos seguirão o mesmo formato. A corrida de Moto3 dará início à ação, seguida pela corrida de Moto2 e pela corrida de MotoGP sendo o último evento do dia.

Com o fim da equipa Suzuki MotoGP, veremos algumas novas equipas na grelha de MotoGP de 2023, nomeadamente a primeira equipa satélite Aprilia (Miguel Oliveira e Raul Fernandez) e a recém-formada equipa GASGAS (campeão de Moto2 Augusto Fernandez e Pol Espargaró).

Investir em bons acessórios para moto é o aumento da segurança. Afinal, motociclistas são extremamente vulneráveis no trânsito, e tudo o que proporciona mais proteção em caso de acidentes deve ser utilizado. E para isso vamos lhe ajudar!

Foto: MotoGP